Aulas 32-35 - 9/11 a 19/11
Nas duas últimas semanas tivemos dois feriados. Um resumo do que vimos nas últimas aulas:
- análise das órbitas abertas: parábolas e hipérboles.
- Trocando de órbita: recalculando os novos parâmetros. Exemplo: de uma órbita circular de raio pequeno para uma elíptica, e daí para uma circular de raio maior.
- Mecânica em referenciais não inerciais: o caso mais simples, quando temos um referencial com aceleração constante. Exemplo do pêndulo no vagão acelerado.
- O vetor de velocidade angular - mostramos que as velocidades angulares se somam vetorialmente.
- Derivadas temporais para um referencial que gira.
- Usando a expressão para derivadas temporais para encontrar as forças fictícias que aparecem ao descrevermos a aceleração em referenciais que giram com velocidade angular
constante: força centrífuga e força de Coriolis.
- Descrevendo o movimento no referencial que gira com a Terra: importância relativa das forças centrífuga e de Coriolis. Problema 9.8 do Taylor, em que encontramos a direção da força centrífuga e de Coriolis para diversos objetos em movimento sobre a superfície da Terra.
- Força centrífuga sobre a superfície da Terra: direção e como afeta a aceleração observada de queda livre.
- Força de Coriolis: direção e sentido.
Refs.: Taylor seções 8.7, 8.8,9.1, 9.3, 9.4, 9.5, 9.6 e 9.7. Reparem que não vamos estudar a força de maré, seção 9.2.
Alguns links:
- Vejam um vídeo curto com animações de disparo de canhão e pêndulo, do ponto de vista de uma plataforma que gira.
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